Search

Distrito de Irrigação do Baixo Açu

O Distrito de Irrigação de Irrigação Baixo Açu/Projeto de Irrigação Osvaldo Amorim, inicialmente denominado como DIBA, inscrito com CNPJ 01.929.573/0001-67, situa-se na região centro-oeste do estado do Rio Grande do Norte na margem direita do trecho final do rio Açu, abrangendo os municípios de Afonso Bezerra e Alto do Rodrigues. O acesso ao Perímetro é feito pela BR-304 que liga Fortaleza a Natal, totalmente asfaltada e pela RN 118 a 210 km da capital do Estado.

Visando o escoamento da produção agrícola, estamos localizados a 330km do porto de Fortaleza-CE (Pecém), e a 210km do porto de Natal-RN, e do porte de Recife-PE 485km (Suape).

A estação chuvosa tem início em janeiro, com concentrando de 67 % nos meses de março, abril e maio. Março é o mês de maior ocorrência de chuva, com 26% do total. O trimestre mais seco do ano vai de setembro a novembro com apenas 8,3 mm em média. A evaporação é bastante elevada, com 2.019 mm de média anual. Os ventos sopram com velocidade média entre 3,3 m/s em março e 6,4m/s em agosto com rajadas de até 10 m/s provocando danos nas folhas das bananeiras.

Na área do Perímetro predominam os solos Latossolo, cambissolos e planossolos, derivados do calcáreo jandaíra, com textura arenosa.

O suprimento hídrico do Perímetro é feito pelo açude público Armando Ribeiro Gonçalves administrado pelo DNOCS com uma capacidade de 2,4 bilhões de m3, atualmente com mais de 50% de sua capacidade que oferece segurança hídrica para todos os usuários do Vale do Açu.

Para a implantação do Projeto iniciada em 1989 foram desapropriados pelo DNOCS e pelo Governo do RN 9.020 ha. A área irrigável de 6360,77 ha foi implantada em duas etapas (1ª Etapa com 2.701,86 ha e a 2ª Etapa com 3.658, 91ha.

Já os serviços de administração, operação e manutenção da infraestrutura de uso comum das áreas que foram implementados, é feita desde 2005 pela DIBA – Associação do Distrito de Irrigação Baixo Açu, cujos objetivos é garantir o bom fornecimento de água ao menor custo possível a todos os irrigantes que compõem o perímetro irrigado, respeitando as exigências agronômicas e o meio ambiente.

Rolar para cima